arquivo

Arquivo mensal: fevereiro 2010


MinC divulga regras para a realização das Pré-Conferências Setoriais de Cultura

O Ministério da Cultura (MinC) abriu inscrições para os interessados em participar das Pré-Conferências Setoriais de Cultura, etapas da II Conferência Nacional de Cultura.

As Pré-Conferências serão realizadas, até 28 de fevereiro de 2010, nas cinco macrorregiões do Brasil, e tem como objetivo principal debater as propostas setoriais de estratégias para a implantação de políticas públicas a serem encaminhadas para a II CNC; eleger delegados para representar o segmento na II CNC (10 por segmento, sendo dois de cada macrorregião) ; e discutir diretrizes e ações de forma a contribuir com a formulação e/ou avaliação dos Planos Nacionais Setoriais de Cultura.

As Pré-Conferências vão eleger, ainda, os representantes que comporão os Colegiados Setoriais do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), nos seguintes segmentos: Dança, Circo, Teatro, Música, Artes Visuais, Livro/Leitura/ Literatura, Culturas Populares e Culturas dos Povos Indígenas; ou elaboração de listas tríplices de indicados para escolha do Ministro, do representante setorial no Plenário do CNPC, dos seguintes segmentos: Audiovisual, Arte Digital, Arquivos, Culturas Afro-brasileiras, Museus, Patrimônio Material, Patrimônio Imaterial, Arquitetura, Moda, Design e Artesanato. Os eleitos e indicados exercerão mandato referente ao biênio 2010/2011. Os segmentos que têm Colegiados Setoriais constituídos elegerão, diretamente, o seu representante, para o Plenário do CNPC, na reunião de posse dos novos membros.

A II CNC reunirá artistas, produtores, gestores, conselheiros, empresários, patrocinadores, pensadores e atores da cultura, além de representantes da sociedade civil, de todo o país, de 11 a 14 de março de 2010, em Brasília. Os participantes discutirão, entre outros assuntos, a cultura brasileira nos seus múltiplos aspectos, tendo como finalidade principal a valorização da diversidade das expressões culturais, o pluralismo de opiniões e a aprovação no Congresso Nacional do Plano Nacional de Cultura. O PNC que tramita, atualmente, em fase conclusiva, no Congresso Nacional é um plano de estratégias e diretrizes para a execução de políticas públicas dedicadas à cultura. O temário da II CNC está dividido nos seguintes eixos:

Produção Simbólica e Diversidade Cultural, tendo como foco a produção de arte e de bens simbólicos, promoção de diálogos interculturais, formação no campo da cultura e democratização da informação;
Cultura, Cidade e Cidadania, tema voltado às cidades como espaço de produção, intervenção e trocas culturais, garantia de direitos e acesso a bens culturais;
Cultura e Desenvolvimento Sustentável, que discutirá a importância estratégica da cultura no processo de desenvolvimento;
Cultura e Economia Criativa que trata a economia criativa como estratégia de desenvolvimento; e
Gestão e Institucionalidade da Cultura, que visa o fortalecimento da ação do Estado e da participação social no campo da cultura.
A II CNC tratará, também, da participação social na gestão das políticas públicas na cultura e da implantação e acompanhamento dos Sistemas Nacional, Estaduais e Municipais de Cultura.

Pré-Conferências das Culturas Populares e Culturas Indígenas

Os Colegiados Setoriais de Culturas Populares e Culturas Indígenas foram criados em agosto de 2009 pelo Plenário do CNPC. E, assim como os demais, serão compostos por 15 titulares e 15 suplentes representantes da sociedade civil (três de cada macrorregião do país), além de 5 representantes titulares e 5 suplentes indicados pelo Poder Público Federal.

Os dois segmentos possuem representação no Plenário do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC). Paula Simon, da Comissão Nacional do Folclore, pelo Colegiado de Culturas Populares e Romancil Gentil Cretã, da Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul, pelo Colegiado de Culturas Indígenas. O mandato destes conselheiros termina agora em dezembro.

Os representantes da sociedade civil dos dois segmentos devem, se possível, realizar assembléias em seus estados para a escolha e indicação dos seus representantes nas Pré-Conferências. Nos estados onde não houver assembléias, o segmento deve se articular para indicar um representante, uma vez que o número de apoios institucionais será um dos critérios para a escolha daqueles que irão para as Pré-Conferências Setoriais.

Em ambos os casos (com ou sem realização de assembléias), os indicados terão que fazer o registro de suas candidaturas em formulário digital disponibilizado no sítio eletrônico do CNPC (www.cultura. gov.br/cnpc) até 31 de janeiro de 2010. Após o registro, o indicado deverá postar, pelo correio, os documentos exigidos para habilitar sua candidatura para o seguinte endereço: Conselho Nacional de Política Cultural – CNPC – Esplanada dos Ministérios, Bloco B, 3º Andar, Brasília-DF, CEP 70068-900.

Poderão ser indicados até três representantes da sociedade civil por estado da federação, sendo duas lideranças tradicionais e uma escolhida dentre os acadêmicos, artistas, produtores culturais ou outros trabalhadores não tradicionais envolvidos com os segmentos. Será indicado ainda mais um representante do Poder Público municipal ou estadual, totalizando quatro indicados titulares e quatro suplentes por estado.

Estas delegações estaduais comporão o Colégio Eleitoral das Pré-Conferências Setoriais juntamente com os cinco representantes do Poder Público Federal e os membros do plenário e dos Colegiados Setoriais do CNPC. Estes terão direito a voz e voto para o cumprimento dos objetivos das Pré-Conferências Setoriais.

Acesse a Portaria nº 4, de 3 de dezembro de 2009, que aprova a Resolução nº 2 do Comitê Executivo da II CNC, regulamentando todo o processo.

Informações sobre as Pré-Conferências Setoriais de Cultura pelo correio eletrônico: marcelo.manzatti@ cultura.gov. br

Design Felipe Trigueiro

Doações para as vítimas do terremoto no Haiti

Repassamos a informação sobre locais que estão recebendo doações em remédio, alimentos e dinheiro para as vítimas no Haiti:

VIVA RIO – Os depósitos podem ser feitos na conta 5113-6, agência 1769-8,Banco do Brasil. Remédios, alimentos não-perecíveis e materiais de primeirossocorros devem ser entregues na sede da ONG, na rua do Russel, 76, Glória,entre 9h e 18h.

ACTIONAID – é uma organização internacional, sem fins lucrativos, que aceitadoações pelo telefone (0300-7898525, das 10h até às 18h, de segunda asexta-feira) e pelo site (www.ajudeohaiti.org.br). A quantia mínima é deR$10,00.

CARE – É uma organização de combate à pobreza que recebe doações emdinheiro, na conta 5756365-0, Agência 0373, Banco Real.

CARITAS – Uma instituição ligada à Arquidiocese do Rio, que aceita depósitosna conta 48500-4, Agência 0814-1, Bradesco.COMITÊ INTERNACIONAL DA CRUZ VERMELHA (CICV) – Recebe doações na conta14526-84, Agência 1276, HSBC.

CREMERJ – O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro aceitadoações de água mineral e alimentos não-perecíveis em suas sete unidades noRio. As doações podem ser entregues de segunda a sexta, das 9h às 18h, nasede – Praia de Botafogo, 228, loja 119b.

GOVERNO FEDERAL – Criou um banco de dados para registrar a oferta de ajuda.No caso de doação de remédios, procurar o Ministério da Saúde pelostelefones 192 ou (61) 3315-3518.

Doações em alimentos e água podem serencaminhas aos órgãos de defesa civil dos estados e municípios www.defesa-civil.gov.br . Outros serviços, como bombeiros ou voluntários,com o Gabinete de Segurança Institucional, pelo telefone (61) 3411-1297 oue-mail saei@planalto.gov.br.

MÉDICOS SEM FRONTEIRAS – A organização aceita doações por telefone, (21)2215-8688, depósito bancário (Banco Bradesco, Agência 3060-0, conta111036-5) e pelo site www.msf.org.br

Abre Alas 6

A partir de 30 de Janeiro de 2010 A GENTIL CARIOCA apresentará a 6ª edição do ABRE ALAS. O projeto nasceu há 6 anos, quando, ao final do primeiro ano de vida da galeria, Marcio Botner, Laura Lima e Ernesto Neto perceberam que tinham um tesouro em mãos: cerca de 200 portfólios recebidos de artistas de toda parte. Os diretores da A GENTIL CARIOCA resolveram então aproveitar todo esse material em uma exposição que acontece desde 2005, próxima ao carnaval. Assim como o nome “Abre Alas” remete ao carro que inaugura o desfile das escolas de Samba, o projeto ABRE ALAS é uma exposição que pretende abrir espaço para jovens artistas de todo o Brasil. Com o tempo, a exposição passou a ser internacional, abrindo espaço para artistas de todo o mundo. Ao longo desses 6 anos, mais de 100 novos nomes participaram do projeto. Entre eles: Mariana Manhães, Gustavo Speridião, Gabriela Maciel, Lourival Cuquinha, Maria Nepomuceno, Rachel Reupke, entre muitos outros. A GENTIL CARIOCA funciona assim como uma vitrine, e se alegra ao ver que os artistas apresentados no projeto seguem seu caminho fazendo parte dessa rede maior.

Em janeiro de 2010, o ABRE ALAS vai para seu 6º ano. Sabendo da importância de dar continuidade ao projeto para sedimentar seu pensamento, Marcio Botner, Laura Lima e Ernesto Neto buscam incentivar a produção de jovens artistas, abrindo oportunidades, agregando valor e contribuindo para uma potencialização das redes e trocas entre artistas, galerias, colecionadores e público.

Para a edição de 2010 foram convidados para realizar a seleção dos artistas os curadores Beatriz Lemos, Felipe Scovino e o artista Guga Ferraz.

CAMISA EDUCAÇÃO

A GENTIL CARIOCA realiza o projeto Camisa Educação desde 2005. A cada nova inauguração na galeria convidamos um artista a realizar um projeto para uma camisa na qual a palavra “educação” está escrita. Nesta edição haverá o lançamento da Camisa-Educação do artista Bob N.

PAREDE GENTIL

A Parede Gentil é um projeto no qual a fachada lateral da galeria é ocupada a cada quatro meses com uma nova intervenção, apoiada por um colecionador. Desse modo, A GENTIL CARIOCA busca incentivar o colecionismo e criar uma relação com a rua e a comunidade entorno da galeria, no caso, a SAARA. A partir do dia 30 de janeiro, A GENTIL CARIOCA apresentará intervenção de Neville d´Almeida, com o gentil apoio do colecionador Christian Just-Linde.

ABRE ALAS 6

Artistas:
André Amaral (RJ)
Barbara Wagner (PE)
Bruno Jacomino (RJ)
Bruno Vilela (PE)
Catarina Lira Pereira (Portugal)
Coletivo Filé de Peixe (RJ)
Elvis Almeida (RJ)
Felipe Fernandes (RJ)
Gabriel Colaço (Portugal)
Isabela Sá Roriz (RJ)
Luiz Roque (RS)
Nicolas Grum (Chile)
Rafael Adorjan (RJ)
Raoni Moreno (RJ)
Ricardo Villa (SP)
Sergio Zevallos (Peru)
Studio móvel experimental (RJ)
Vijai Patchineelan (RJ)

ABRE ALAS 6
abertura 30 de janeiro de 2009 de 16h às 20h
exposição de 02/02 a 27/02/2010

Lançamento da camisa educação por Bob N
parede gentil por Neville d’Álmeida de 30 de janeiro a 05 de junho de 2010
gentil apoio de Christian Just-Linde

performances de Sergio Zevallos e Filé de Peixe
som com La Rica e DeMillus & Duloren

A GENTIL CARIOCA
Rua Gonçalves Ledo, 17- Sobrado
Centro- Rio de Janeiro- 20060-020
Tel: 21 2222-1651 21 2222-1651 21 2222-1651 21 2222-1651
Abrimos de terça a sexta-feira das 12h às 19h e sábados das 12h às 17h.
correio@agentilcarioca.com.br

Venham Tod@s!!!

Está ai um momento lindamente difícil, primeiro plano, fechado, só você e a câmera do homem que filma tudo lá de cima, agora em 3D, para que todos acreditem e não vejam como truque ou chantagem, o justo instante em que diz, absoluto(a): Passei!!!
Já reparou, amigo(a) que, quando enlouquecidos de tanto estudar, noites sem dormir, preocupações e por fim o tão famigerado vestibular, vocês estão aqui!!!

Agora você simplesmente ergue as mãos para os céus e diz: estou livre! Penei, sofri, vivi o luto de não sair, das noites acordadas. Você foi grande, não desistiu no primeiro obstáculo que apareceu pela frente, respeitou, viveu noites de insônia e solenes carências. Você “tomou” fortes remédios, enfim, você foi intenso(a) e segurou a onda em todas as medidas e trenas do possível. Pronto. É isso ai, vamos embora e etc.

Sejam bem vind@s à Universidade. Os melhores anos das nossas vidas? Talvez. Mas com certeza é um espaço com muitas oportunidades, não só de formação acadêmica, mas um espaço de intensa produção cultural e política, onde podemos conhecer outras realidades, refletir e agir sobre elas.
Esta é um semana, onde as variadas expressões artísticas provocam o imaginário. Com a proposta de formar um importante espaço de discussão, troca de experiências, reflexão, reconhecimento, difusão e conhecimento do aprendido dentro do ambiente universitário.

Click Programação

Uma Iniciativa nossa, Cartes Uerj, Centro Acadêmico de Artes da UERJ, propomos realizar dentro da universidade, utilizando os espaços culturais….

Em sintonia com a contemporaneidade, a “calourARTE festival Uerj 2010” se volta a levar aos calouros e veteranos a viver experiências sensoriais, trazendo novas idéias, novos caminhos, com Performance, Poesia, Teatro, Música, Dança, Festa, através de oficinas…
Agitação Coletiva!!!

Sejam Bem Vind@s!!! Arriba Muchach@s!!!